Mineropar passa a ser empresa pública
A Minerais do Paraná (Mineropar), criada com capital público e privado, acaba de ser transformada em empresa pública e passará a se chamar Serviço Geológico do Paraná (Mineropar). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado em 20 de dezembro.
A instituição atuava efetivamente como Serviço Geológico do Paraná, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, atuando como agente de fomento técnico à indústria mineral de interesse local e regional e gerando dados e informações geológicas, básicas e temáticas, aplicáveis ao planejamento e gestão do uso e ocupação do meio físico.
Baseado nisso, a Mineropar usava o conhecimento geológico com diversos fins, entre eles, econômicos, sociais, de planejamento, meio ambiente, educação, saúde e segurança.
Criada em 1977, a Mineropar tinha a finalidade de fomentar a indústria mineral do Paraná, por meio do levantamento do potencial mineral e de oferta à iniciativa privada das possibilidades de aproveitamento econômico destas descobertas.
O conhecimento geológico voltado à descoberta de minérios foi o direcionamento da atuação da empresa até o advento das constituições federal e estadual de 1988 e 1989 respectivamente, quando foi extinto o Imposto Único sobre Minerais (IUM) que financiava estas pesquisas no interesse nacional de substituição da importação de bens minerais.
A Mineropar passou a aplicar o conhecimento geológico de maneira ampliada. Continuou praticando o fomento à indústria mineral, porém agora focando nos bens minerais de interesse do Estado e que tinham reflexo na sua economia local e regional, em especial os não metálicos de interesse social, além de colocar o conhecimento geológico acumulado a serviço do planejador do uso do solo e do subsolo, orientando quanto as aptidões e problemas do meio físico.
Mais recentemente, no campo da geologia do planejamento, a Mineropar foi fortemente demandada a dar as respostas que a sociedade necessitava para a gestão do risco geológico, atuando em estreita parceria com a Defesa Civil Estadual. As informações são da Mineropar.
Fonte: Notícias de Mineração