2 de Julho: 201 anos de independência do Brasil

Nesta terça-feira (2), a Bahia celebrou 201 anos da verdadeira independência do Brasil de Portugal. Uma luta que começou em 1822 e culminou em julho de 1823, em território baiano, quando as tropas portuguesas foram expulsas de uma vez por todas.
Assim, o 2 de julho se tornou uma referência patriótica e, desde então, a data é celebrada. As comemorações, na verdade, começam no dia 25 de junho, quando o fogo simbólico sai de Cachoeira e percorre as cidades envolvidas diretamente no processo da independência: Santo Amaro, Maragogipe, São Francisco do Conde, Nazaré das Farinhas, Jaguaripe, Saubara, chegando à capital.
Como já é tradição, em Salvador, as festividades tiveram início no Largo da Lapinha, com a alvorada e queima de fogos, seguida pelo desfile do Caboclo e da Cabocla pelas ruas do centro da cidade até o Pelourinho. A turma da CBPM participou do desfile – que contou com a presença do presidente Lula – até o Pelourinho. Pela tarde, o presidente participou da cerimônia Cívico-Militar alusiva ao 201º aniversário da Independência da Bahia.