Aluno da UnB escolhe projeto da CBPM para elaborar dissertação de mestrado
O acesso ao acervo de amostras coletadas nas áreas dos projetos mantidos pela CBPM é fruto de parcerias feitas com universidades de geociências para ampliar o conhecimento sobre a geologia do Estado. Em contrapartida os resultados são incorporados ao acervo dos estudos técnicos da empresa.
Ramon escolheu o Projeto Mineralizações do Rio Salitre, localizado em Juazeiro no norte da Bahia. A intenção é fazer uma análise mais detalhada, uma vez que o Projeto já tinha sido alvo de estudo do aluno da UnB durante a pesquisa acadêmica de graduação no Instituto de Geociências (Igeo), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O estudante foi orientado pelo professor Haroldo Sá, quando caracterizaram os tipos de rochas e a associação de minérios e sulfetos presentes na ocorrência.
Eles foram acompanhados pelo técnico de mineração Valbério Sá, responsável pela litoteca, e o geólogo Samuel Leal, um dos precursores do Projeto. Doze furos de sondagem foram disponibilizados para a pesquisa.
De acordo com Emília o objetivo é detalhar essa associação de minérios para definir o que é minério primário, secundário e quais as faces minerais presentes, através de uma caracterização química mais avançada junto com a geocronologia, que é a identificação de quando a ocorrência se formou. Posteriormente a ideia é fazer um trabalho de campo na região de Juazeiro, onde as amostras foram coletadas, como parte da pesquisa, que deve ser concluída até o final de 2017.
Para Ramon a expectativa é oferecer resultados que direcionem os técnicos da empresa na mensuração de reservas dos minérios que o estudo demonstrar maior concentração. Para ele a definição da potencialidade econômica do Projeto Mineralizações do Rio Salitre seria uma contrapartida à CBPM pelo incentivo à realização do trabalho de mestrado, através do acesso ao acervo da empresa.