Avanço da logística como instrumento de desenvolvimento regional é tema de seminário

Seminário realizado nesta quarta-feira (20) discutiu a logística como fator de desenvolvimento regional e economia de baixo carbono e enfrentamento da pobreza. Realizado pela Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos (SEI), vinculada à Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), o evento reuniu diversas autoridades, inclusive ex-secretários da pasta.
O estudo sobre logística foi iniciado pela CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral), por meio da Fundação Dom Cabral. Presente na mesa de abertura, o presidente da CBPM, Henrique Carballal, destacou a importância da logística para a viabilização do escoamento da mineração. “Ao pensar na atividade minerária, acaba-se apontando soluções de logística, inclusive para outros setores da economia. Demos o ponta pé inicial, mas dar prosseguimento aos estudos vai garantir que a gente possa, além de pensar, executar uma Bahia que promova o desenvolvimento, em primeiro lugar social, a partir das potencialidades do nosso estado, e depois econômico”, afirmou o presidente.

De acordo com o diretor-geral da SEI, Acácio Ferreira, o papel da CBPM no processo foi fundamental. Agora, na segunda etapa do estudo, a Seplan/SEI tem a missão de apontar os desafios para o desenvolvimento econômico do Estado. “Só estamos nesse debate hoje por que a CBPM fez a provocação e teve a iniciativa. Mudamos de fase no processo, e agora o planejamento é fundamental”.
Para o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Dadvison Magalhães, superar a limitação de logística é um importante desafio, por se tratar que uma questão muito estratégica para o desenvolvimento econômico da Bahia. “Precisamos vencer essa barreira e mudar o conceito para conseguir avançar”, afirmou o titular da Setre. O secretário de Planejamento, Cláudio Peixoto, concordou e reforçou que todas as ações de Governo são pensadas cuidadosamente, com a finalidade de fortalecer a Bahia.