CBPM apresenta projeto no CPC Roadshow e fortalece papel da Bahia na transição energética

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) foi uma das 15 empresas brasileiras selecionadas para participar da primeira edição do Capital Pool Company (CPC) Roadshow no Brasil, realizado pelo TMX Group, em São Paulo. O evento reuniu, nesta segunda-feira (31) e terça-feira (1º), uma delegação de empresários canadenses interessados em conectar-se com os melhores projetos de minerais críticos e estratégicos da transição energética no Brasil.
Com foco em energia renovável e tecnologias limpas, o evento foi uma oportunidade estratégica para empresas brasileiras que atendem a critérios rigorosos de iniciativas promissoras voltadas ao setor da transição energética. Integraram a comissão da CBPM no CPC Roadshow o presidente da companhia, Henrique Carballal, o vice-presidente, Carlos Borel e o gerente de Geologia Básica e Aplicada da CBPM, Williame Cocentino.
Projeto
A seleção das empresas participantes do evento considerou aspectos fundamentais como a solidez da equipe de gestão, qualidade do ativo e aderência aos critérios ESG (ambiental, social e governança). A iniciativa do TMX Group, responsável pela Bolsa de Valores de Toronto, demonstra o crescente interesse internacional pelo potencial mineral brasileiro.
O projeto apresentado pela CBPM foi o Prospecto Lagoa Grande da Província Metalogenética do Norte do Estado da Bahia, um depósito com grande potencial para minerais críticos e estratégicos, essenciais para a transição energética do Brasil e do mundo.
“A gente teve a oportunidade de mostrar o Prospecto Lagoa Grande, um depósito que a gente tem certeza de que vai ser muito importante na cadeia de níquel-cobre-cobalto. Esperamos que possamos fazer mais negócios com essa região que tem um potencial muito grande para abrigar novas mineralizações”, destacou o gerente de Geologia Básica e Aplicada da CBPM.
Polo atrativo
Para o presidente da CBPM, a participação da companhia no Roadshow reforça o posicionamento da Bahia como um polo atrativo para investimentos em minerais críticos e transição energética, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado e do País.
“Nós temos um avanço muito grande na pesquisa mineral no nosso estado a partir da gestão do governador Jerônimo Rodrigues. A CBPM fez grandes investimentos nessa região, tanto em geofísica, quanto em geoquímica e em sondagens, avançando, portanto, no conhecimento científico de áreas importantes para o desenvolvimento mineral do nosso estado”, afirmou Carballal.
Foto: Divulgação/CBPM