CBPM é destaque na pesquisa mineral em seminário sobre cobre na China

A Bahia foi destaque no seminário “Desenvolvimento Eficiente e Utilização de Recursos de Cobre para Países em Desenvolvimento”, que aconteceu na China, entre os dias 07 e 27 de novembro. A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM foi representada pelo geólogo Williame Cocentino, que é chefe de projeto e avaliação de áreas da Gerência de Prospecção e Oportunidades Minerais – GEPRO. O seminário aconteceu em Nanchang, capital da província de Jiangxi.

O geólogo se apresentou no evento “Seminar on Efficient Development and Utilization of Copper Resources for Developing Countries”(Seminário sobre Desenvolvimento Eficiente e Utilização dos Recursos de Cobre nos Países em Desenvolvimento), tendo como tema da sua apresentação: “Copper Resources in Brazil and Bahia´s State” (Recursos de Cobre no Brasil e no Estado da Bahia) e mostrou como uma empresa estatal, além de promover pesquisas de prospecção e potencial mineral, também pode conseguir promover o negócio minerário e receber os royalties dessas transações.

“A CBPM detém um conhecimento local sobre o seu potencial mineral equivalente ou maior ao de outras empresas de diferentes países que participaram do seminário. Alguns países possuem um serviço geológico nacional, mas não existe uma parceria entre o governo e a iniciativa privada, como acontece na CBPM. Nigéria, Armênia, Cuba, Uzbequistão, nenhum destes países têm uma CBPM. Eles têm uma espécie de Ministério de Minas e Energia, mas eles não têm uma empresa estatal que explore ou pesquise determinadas commodities e faça parcerias, como a CBPM faz”, destacou Williame.

O foco do seminário foi sobre toda a cadeia de produção do cobre, chegando até a finalidade de utilização desse metal, contando com uma visita à maior jazida de cobre da Ásia, explorada pela empresa Jiangxi Copper Corporation Limited, situada na cidade de Dexing, noroeste da província de Jiangxi.

O geólogo também acompanhou a produção de diversos produtos da cadeia de cobre, entre eles o “copper foil”(folha de cobre), componente essencial na produção de baterias para carros elétricos. “Sempre vai haver uma camada de lítio nessas baterias, e entre elas, uma camada de folha de cobre. Ou seja, esse metal que é forjado desde a idade do bronze – o bronze é uma liga de estanho e cobre -, e segue necessário inclusive durante a transição energética”, concluiu Williame.

Fique por dentro das novidades