CBPM recebe visita de Erasto Boretti, geólogo que participou da descoberta de Carajás

Participante de todas as etapas do trabalho de campo que levou à descoberta de Carajás, uma das maiores províncias minerais do planeta, o geólogo Erasmo Boretti visitou, nesta sexta-feira (20), a sede da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), em Salvador. Na ocasião, o consultor em mineração foi recebido pelo diretor técnico da companhia, Manoel Barretto, e pelos geólogos Adalberto Ribeiro e Eduardo Carrilho.
“Temos um plano, que eu estou muito empenhado, de retomar a ação dos estados na mineração, na mesma linha da CBPM. Não é competir com a empresa privada, fazendo o papel da empresa privada, executando lavras, mas sim criar oportunidades, fazer investimentos iniciais na pesquisa mineral para desenvolver a área e atrair a iniciativa privada para participar do projeto na fase de implantação e produção do empreendimento mineral, como a CBPM tem feito ao longo dos anos”, afirmou Boretti.
Para o geólogo, o trabalho realizado pela CBPM no desenvolvimento da mineração baiana é um exemplo de sucesso e deve servir de exemplo para os demais estados.
“Um dos motivos de eu estar aqui é pedir ajuda para levar esse exemplo para os governadores dos outros estados e retomar o papel do Estado na mineração, nunca no sentido de competir com as empresas privadas, mas sempre no sentido de encontrar novas jazidas, desbravar o setor e trazer novas oportunidades para a implantação de minas pelas empresas privadas”, completou.
Foto: Divulgação/CBPM