CBPM recebe visita de presidentes do Afoxé Filhos de Gandhy e Malê Debalê

A CBPM recebeu, nesta quarta-feira (4), a visita do presidente do Afoxé Filhos de Gandhy, Gilsoney de Oliveira, e do presidente do Malê Debalê, Cláudio Araújo. Na ocasião, em reunião com o nosso presidente, Henrique Carballal, os líderes dos blocos afro solicitaram o apoio da mineração ao desenvolvimento cultural da Bahia, que é um dos principais berços da cultura afro-brasileira, com influências profundas de religiões de matriz africana, capoeira, samba de roda, dança e outras expressões culturais.
Como um setor que pode gerar impactos socioambientais, é fundamental que a mineração também invista no desenvolvimento sustentável e na preservação do patrimônio cultural das comunidades em que atua.
O apoio do setor mineral pode contribuir para o fortalecimento das tradições culturais da Bahia, promovendo ações que preservem e divulguem práticas culturais e religiosas que fazem parte da identidade baiana. Essa contribuição é essencial para combater o racismo estrutural e aumentar a consciência histórica sobre as contribuições do povo negro para a formação da sociedade brasileira.
Considerado o maior Balé Afro do Mundo, o Malê Debalê, entidade do movimento negro com 45 anos de história, será a atração cultural do II Fórum CBPM Mineração e Sustentabilidade que acontece no próximo dia 17 de dezembro, em Salvador.