Consumo de aço na Índia cai 2% no período abr/jan; produção sobe 1,1%
O consumo de aço na Índia recuou 2,0% no período de abril a janeiro, os dez primeiros meses do ano fiscal do país, para 42,31 milhões de toneladas, enquanto a produção cresceu 1,1% em comparação com igual período do ano anterior, para 46,8 milhões de toneladas, de acordo com dados de um comitê ligado ao ministério de aço do país. As importações recuaram 16%, para 5 milhões de toneladas, segundo o comitê.
As exportações diminuíram 25%, para 3,13 milhões de toneladas. A desaceleração da demanda em importantes regiões consumidoras, como China e outros mercados asiáticos, resultou em forte aumento dos estoques no país, já que a produção não desacelerou em linha com a demanda menor, disse a Fitch Ratings na semana passada, em sua perspectiva para o setor indiano de minério de ferro e aço em 2009.
"Além disso, diante do atual cenário para a demanda, os clientes estão adiando a re-estocagem até que a demanda e os preços se estabilizem", diz o relatório, acrescentando que o consumo doméstico deverá seguir fraco pelo menos durante o primeiro semestre deste ano. A Índia produziu 4,50 milhões de toneladas de ferro-gusa no período de 10 meses, um pouco acima dos 4,47 milhões de toneladas de igual intervalo do ano anterior.
Fonte: Agência Estado