A CBPM apoia e estimula a inclusão de políticas sociais nos planejamentos estratégicos das empresas da mineração. A responsabilidade social revela o comprometimento das organizações com a sociedade de contribuir para o desenvolvimento sustentável da mesma. Nesse caso, as iniciativas não devem beneficiar apenas colaboradores e parceiros diretos, mas, também, as comunidades dos entorno e região.
Essa é uma das palavras mais utilizadas para retratar a mineração moderna nos últimos anos e a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), empresa que há quase cinco décadas atua com pesquisa mineral, promove e difunde a importância do desenvolvimento sustentável na mineração baiana.
Os gestores do setor minerário têm ciência de que o segmento não pode fechar os olhos para questões como o aquecimento global e para a obrigatoriedade de se produzir de forma responsável, no que diz respeito aos recursos naturais e, principalmente, no cuidado com a vida das pessoas. Essa conscientização um compromisso do setor minerário com as gerações futuras.
É parte da compromisso socioambiental que as empresas estabeleçam uma ligação estreita com as comunidades das regiões onde estão instaladas e assim possam contribuir para o desenvolvimento sustentável da população. Nesse ponto, além da geração de emprego e renda as empresas podem realizar programas educacionais, culturais, artísticos, entre outros. O conhecimento e a devido aproveitamento das potencialidades locais também podem gerar impactos positivos e, inclusive, promover o crescimento individual através de cursos de qualificação, estimulo ao empreendedorismo e a sociabilidade.
Sintonizada com as tendências internacionais da sustentabilidade, a CBPM, em 2019, adotou oficialmente os Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030, desenhados na agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) . O conjunto de metas foca na transformação das cidades em lugares mais sustentáveis para bem da humanidade e do planeta.
O Programa CBPM Sustentável tem como intuito buscar alternativas baseadas nos princípios da sustentabilidade. Tais princípios, já fazem parte da missão da CBPM que é “Induzir e promover o desenvolvimento do setor mineral na Bahia, com eficiência técnica, econômica e social, em harmonia com a preservação do meio ambiente“.
O trabalho de pesquisa realizado pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), que culmina na descoberta de substâncias minerais, é um serviço que contribui não apenas para a instalação de empresas mineradoras, com possibilidade de geração de emprego, renda e maior arrecadação de impostos para os municípios. Os resultados obtidos pelas equipes técnicas agregam conhecimentos de importância nacional e fazem do estado baiano um dos mais analisados geologicamente.
A CBPM promove a cada ano o Fórum de Inovação e Sustentabilidade na Mineração como forma de dar notoriedade aos avanços tecnológicos e socioambientais alcançados pelo setor minerário. Também promove debates sobre o reaproveitamento de resíduos da mineração.
Como metas, o Programa CBPM Sustentável, busca a redução de gastos, a promoção da sustentabilidade, a melhoria da qualidade de vida dos funcionários e a diminuição de impactos ambientais.