Norsk Hydro, da Noruega, pode fechar usina de alumínio na Alemanha

A fabricante de alumínio norueguesa Norsk Hydro estuda paralisar sua fundição de alumínio Neuss, na Alemanha, caso a competitividade da unidade não melhore significativamente. A companhia já reduziu a produção na usina, que tem alto custo, em 13%, ou 30 mil toneladas por ano.

Uma decisão final sobre a paralisação completa ainda precisa ser tomada. Uma redução controlada da capacidade, que tornaria a usina pronta para ser paralisada, levaria dois meses. As principais razões disso seriam os preços elevados da energia praticados na Alemanha e o fraco mercado global de alumínio, disse a Norsk Hydro.

"Não vemos nenhum sinal de melhorias significativas dentro dos prazos exigidos para as operações continuadas e sustentáveis na Neuss", disse a vice-presidente executiva do grupo, Hilde Aasheim. "Estamos, portanto, nos estágios finais dos estudos de mais cortes de produção, em diálogo com representantes sindicais e acionistas com o objetivo de explorar todas as opções", disse ela. A usina tem 650 funcionários. Os preços do alumínio despencaram 57% desde o pico atingido em julho do ano passado.

Fonte: Agência Estado

Fique por dentro das novidades